sábado, maio 19, 2007

Entidades Civis reagem ao prefeito sobre o Parque Dona Lindú

Infeliz e pejorativa foram as palavras do prefeito João Paulo, em reportagem ao JC de 12/05/07, ao definir como “elite intransigente” o movimento social que rejeita a concepção de um Centro de Eventos proposto ao parque Dona Lindú. São diversas as entidades civis organizadas e os 35.000 cidadãos, que de forma voluntária e ordeira aderiram a um abaixo-assinado reinvidicando a concepção original de um parque urbano com destinação de área VERDE e equipamentos para exercícios físicos e lazer, num ambiente propício para a tranqüila convivência social. A pretensa construção de um espaço permanente para eventos de até 20.000 pessoas, enseja a possibilidade de um ambiente com propensão à violência urbana, não desejada por esta comunidade.

Quanto à alegada motivação eleitoral, evidencia-se que o prefeito é quem deseja fazer deste projeto, sua obra de campanha para impulsionar a sucessão municipal de 2008 de seu pretendente, seja quem o for. Uma obra orçada em R$20 milhões quando a carência da cidade aponta para investimentos em educação e saúde, contribuindo para diminuir a desigualdade e a violência existente. O mais justo seria concordar com a vontade do povo, dar-lhe um parque urbano ecologicamente sustentado e de conformidade com a necessidade do nosso planeta, deixando um legado para as gerações futuras.

Que não venham campanhas de mídia para massificar suas idéias, com o objetivo explicito de segregação de classes, instigando o conflito de interesses nas diversas camadas sociais do Recife. Um parque VERDE oferecerá espaços e ambiente de convivência pacífica para os moradores, visitantes e turistas que se hospedam em nossa orla marítima, engrandecendo a vocação do Recife de ser uma cidade receptiva e hospitaleira. “É dos sonhos dos homens, que se constrói uma cidade” – Carlos Penna.
Assim manifestam os integrantes das entidades Associação Amigos do Parque (AMPARQUE), Associação dos Moradores do Pina, Boa Viagem e Setúbal (APBS), Clube de Engenharia, Instituto dos Arquitetos do Brasil-PE (IAB/PE), Instituto Solidarista, Sociedade Nordestina de Ecologia (SNE), Fórum de Reforma Urbana de PE (FERU), Associação Pernambucana de Defesa da Natureza (ASPAN), Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), Associação Pernambucana de Engenheiros Florestais (APEF) , Associação Ecológica de Cooperação Social (ECOS).

18 Comments:

At 28 maio, 2007 09:28, Anonymous Anônimo said...

Absurda a publicidade montada por João paulo com a participação de Alceu Valença na tentativa de impor via mídia (paga pelos contribuinte) de tamanha arbitrariedade. Espero que a Associação tome providências contra a publicidade jonal e TV.

 
At 28 maio, 2007 09:31, Anonymous Anônimo said...

Acabo de assistir na televisão Alceu Valença se prestando, é claro, a campanha insana de João Paulo em favor do parque concreto “armado” Lindu. E não deve parar por aí a gastança com publicidade oficial. Afinal, João Paulo não tem limites em sangrar os cofres públicos e Alceu Valença, assim mais meia dúzia de cantores, há muito não cuidam de seus negócios privados (produtoras musicais), pois descobriram a teta pública fácil para sustentá-los.

 
At 28 maio, 2007 09:37, Blogger Santa said...

Vetar a publicidade montada pela PCR sobre o projeto do parque. A não ser que o prefeito João paulo pague do próprio bolso.

 
At 28 maio, 2007 09:47, Anonymous Anônimo said...

Petrônio, vc viu a repercussão da publicidade feita por Alceu Valença no Blog do Jamildo do JC?

 
At 28 maio, 2007 11:00, Anonymous Anônimo said...

Amigos do Parque:

Na minha modesta opinião - que já não consegue postar nada no Blog do Jamildo - estamos lutando por um foco errado.

Minha opinião:

1- Ação popular (denúncia ao MPPE ou MPF) sobre a contratação por inexigibilidade de licitação

2- Explorar o fato de que, ainda que com 60% de verde (mentira), é uma INSANIDADE o projeto - basta ver o projeto com a foto de Alcevendeu Valença. Quem vai para um show de dia sobre concreto?

3- Lembrar que nessa mais de uma década de luta pelo parque JAMAIS se falou em algo diferente disso: como pode só agora ter surgido esse centro cultural?

4- O que as comunidades pobres de Boa Viagem (não quero nem falar dos "ricos") preferirão: o parque ou esse monstrengo de concreto? Eles falam em elite, mas vão construir restaurante para turista (palavras do prefeito).

5- Na minha opinião pessoal, ressalto, esse projeto é espúrio e apenas para gerar dinheiro para campanha de 2008 ou para pagar promessa a alguma construtora da eleição passada.

6- A Associação do Parque, portanto, deveria alertar mais pela ILEGALIDADE desse projeto.

7- Constitucionalmente, a IMORALIDADE ADMINISTRATIVA é também combatida. Pagar dois milhões pelo projeto, só isso, já caracteriza imoralidade administrativa, por ferir o princípio da razoabilidade administrativa.

8- Vi um panfleto da AMPARQUE em que se admitia a construção de um "teatro" ou algo similar, ainda que pequeno. NÃO FAÇAM ISSO. Admitir qualquer acordo com o projeto de Niemeyer, é abrir as portas para tudo.

9- Se Niemeyer é tão bom, por que ninguém o contrata para construir suas casas de praia?

10- Cadê o Sindicato dos Arquitetos, CREA, ou sei lá o quê, para demonstrar sua indignaçaõ com o ocorrido?

11- Cadê o Partido Verde? Cadê os demais políticos do PT? Eles concordam com isso? Enviei vários email e até agora somente um do PV me respondeu (Augusto Carrera), dizendo que vai se pronunciar quando o projeto definitivo for apresentado. PODE SER TARDE.

12- A AMPARQUE deve cobrar o posicionamento dos demais políticos.

Paulo Araújo

 
At 29 maio, 2007 12:05, Anonymous Anônimo said...

Parabéns ao representante da Associação Amigos do Parque que revidou, de pronto, em entrevista na CBN, a falsa campanha (de R$ 1 milhão) publicitária do Prefeito João Paulo. Falsa porque pretende vender uma idéia que não corresponde à polêmica criada na PCR pela insatisfação da sociedade com a imposição do projeto de Parque ´concretado´ pelo escritório Niemeyer (que altera o projeto original, sem licitação e de valor super faturado para os padrões de Recife) em total desacordo com especialistas arquitetos, ambientalistas locais, a população de Boa Viagem, comunidade afetada, diretamente, pelo autoritarismo e notório interesse escuso do Prefeito petista. Isso demonstra que o recifense, de forma exemplar, não mais se submeterá ao coronelialismo, prática essa arcaica que durante muito tempo, manchou a história política de Pernambuco.

 
At 29 maio, 2007 16:04, Anonymous Anônimo said...

Um dado: Recife tem aproximadamente 25 espaços (centros inculindo museus) culturais. Mais um para não cuidar a exemplo dos demais é pura enrolação. Não entrem nessa, desconstrua o discurdo do Prefeito e seus asseclas.

 
At 29 maio, 2007 19:02, Blogger Catacontos said...

Apoio a luta!

 
At 31 maio, 2007 08:09, Anonymous Anônimo said...

Acho que cabe denúncia ao TCE sobre a INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO na contratação de Osgagá Niemeyer. Na certa alegaram que a "obra" (de obrar, como dizem os matutos) do arquiteto-esquerdista-esperto traria um diferencial para a cidade, quando foi descoberto que Osgagá está fazendo projeto em tudo que é capital nordestina. O ATO É DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.

 
At 01 junho, 2007 10:09, Anonymous Anônimo said...

A AMPARQUE deve tomar a frente da luta - vamos afastar Jungman, Krause, Pedro Eurico e outros, para que essa questão do parque não fique como se fosse "vindita política".

 
At 19 julho, 2007 09:33, Blogger RYKRECIFE said...

A prefeitura agiu bem quando pleiteou a área junto a União para implantação de um parque.
Infeliz foi a escolha do nome deste, não tenho nada contra a mãe do Lula, mas a unica contribuição dela foi ter gerado e criado nosso atual presidente que inclusive a muito tempo emigrou para o sudeste do país com a enchente ( e o que nela boiava) quase cobrindo-lhe o nariz.
O "parque Da. Lindú", é assim que a prefeitura o chama, está descaracterizado em todos os seus aspectos, não atende aos anseios da população nem aos da natureza.
Queremos o verde do parque e os únicos sons a serem ouvidos deveriam ser a dos pássaros, da brisa, do mar, da chuva e das crianças felizes correndo por entre as árvores.

 
At 25 julho, 2007 20:26, Blogger Engenheiro said...

COM O DEVIDO RESPEITO AO NOSSO ADMIRADO Exmº PREFEITO DO RECIFE JOÃO PAULO,E AO NOSSO CARÍSSIMO Exmº PRESIDENTE LULA E SUA HONRADA GENITORA,DA QUAL FOI-SE EMPRESTADO O NOME PARA O PARQUE "Dª LINDU", INDAGAMOS:

1 - HOUVE A APRESENTAÇÃO PELA PREFEITURA MUNICIPAL DO RECIFE DOS PROJETOS DE EIA (ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL), DE RIMA (RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL) E DE ANÁLISE DE RISCO AMBIENTAL PARA A SUBMISSÃO PÚBLICA PERANTE OS ÓRGÃOS COMPETENTES - O CPRH, O IBAMA, O CONAMA, A SOCIEDADE CIVIL REPRESENTADA PELO CREA-PE, PELAS ONG's E AO PRÓPRIO MINISTÉRIO PUBLICO DO MEIO AMBIENTE EM AUDIENCIAS PÚBLICAS,ETC.?

2 - FOI FORNECIDO (LIBERADO) O DEVIDO LICENCIAMENTO AMBIENTAL A PARTIR DESSES ÓRGÃOS COMPETENTES, ISTO É, DEPOIS DE ESGOTADOS TODOS OS ESTUDOS JÚRÍDICOS E DE ANÁLISES TÉCNICAS DE IMPACTO AMBIENTAL (ATIA) FORMULADOS POR EQUIPE TÉCNICA MULTIDISCIPLINAR?

3 - ALÉM DA OBRIGATORIEDADE DE PROJETO E APROVAÇÃO DO EIA-RIMA PELA LEGISLAÇÃO VIGENTE, E MESMO EM CASO DE APROVAÇÃO DO MESMO, QUAL OUTRO PROJETO ALTERNATIVO ELABORADO PARA SE REPOR O EQULÍBRIO DA BIODIVERSIDADE EM OUTRA ÁREA, QUE SE OBJETIVASSE DIMINUIR OU ANULAR O EFEITO IMPACTANTE DA PRETENSA OBRA INICIAL, SEM QUE AQUELA SE TORNE POR SI SÓ OUTRA OBRA DE EFEITO IMPACTANTE?

4 - SERÁ QUE A PREFEITURA NÃO PODERIA APRESENTAR PARA O MESMO LOCAL UM PROJETO DE OBRA TOTALMENTE VERDE E MENOS ONEROSA, COM EQUIPAMENTOS URBANOS DE ESPORTES E LAZER, QUE NÃO DEVESSE SER IMPACTANTE AO MEIO AMBIENTE, COMO POR EXEMPLO - O PARQUE NATURAL DA JAQUEIRA - UMA VEZ QUE GRANDE PARTE DA ÁREA DO SOLO NATURAL DA ATUAL CONCEPÇÃO DA APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE OBRA Dª LINDÚ, ESTARIA COM REVESTIMENTO DE PAVIMENTAÇÃO E OBRAS PREDIAIS EM CONCRETO, DE EFEITO CALORÍFICO INTENSO E DE PROPAGAÇÃO DE CALOR, POR OUTRO LADO,IMPOSSIBILITANDO A INFILTRAÇÃO LOCAL DE ÁGUA NO SOLO COM POSSÍVEL COMPROMETIMENTO DA ALIMENTAÇÃO DOS AQUÍFEROS SUBTERRÂNEOS, BEM COMO DA POSSIBILIDADE DO ESCOAMENTO DAS ÁGUAS DE CHUVA PELAS VIAS CONTRIBUINDO PARA OS ALAGAMENTOS DO BAIRRO DE BOA VIAGEM, ETC.?

5 - E QUANTO À ÁREA DE INTERVENÇÃO E DE INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DO PROJETO, QUAIS OS DIGNÓSTICOS DO MEIO FÍSICO, DO MEIO BIOLÓGICO (BIODIVERSIDADE), DO MEIO SOCIO-ECONÔMICO, DO CONTROLE URBANÍSTICO, DE TRÁFEGO, DE RUÍDO, DO MICRO-CLIMA DE VENTILAÇÃO E INSOLAÇÃO, A PARTIR DO TIPO E CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO, E AINDA, QUAIS PROGNÓSTICOS, CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS PORVENTURA CAUSADOS NO ENTORNO AO MEIO AMBIENTE E À SOCIEDADE ENVOLVIDA?

Estas são algumas considerações mínimas formuladas para que nossos concidadãos do poderes executivo legislativo e judiciário, bem como a nossa sociedade organizada seja norteada a reflitir à tempo e usar o poder de decisão sobre as melhorias de qualidade ambiental e de vida contida neste projeto da municipalidade, bem como da aplicação correta e sem atropelos da legislação pertinente.
J. S. G.- Prof. Engº Civil, M.Sc Engenharia Urbana.

 
At 16 outubro, 2007 23:48, Anonymous Anônimo said...

So espero que sejam cientes de que a culpa não é de Niemeyer, tendo em vista que ele já realizou e realiza projetos no Brasil e no mundo, sempre com excelencia e qualidade. Além do mais, seria mais um atrativo turístico pra nossa cidade, que anda tão carente disso, pois o que ainda temos de atrativos, não é bem cuidado. O problema é que a prefeitura não quis ouvir os interesses da comunidade acerca da proposta de um parque em Boa Viagem e tenta agora empurrar a qualquer custo o projeto já feito.
...A arquitetura tem que ser feita pelo povo e para o povo, que é quem vai realmente usufruir dela pra o resto da vida.

 
At 16 outubro, 2007 23:53, Anonymous Anônimo said...

Na verdade Boa Viagem é um bairro carente de tudo que se relaciona a lazer e cultura. Não temos uma biblioteca sequer, nem um teatro...
A verdade é que precisamos de tudo nesse lugar. Precisamos de verde, mas precisamos muito também de espaços culturais. Cabe agora decidir o que é mais urgente, o que mais se adequa ao entorno e a localização do terreno.

 
At 21 fevereiro, 2010 12:24, Anonymous Anônimo said...

Predilection casinos? affirm this untested [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] number one and horseplay online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also foil our untrained [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] inform at http://freecasinogames2010.webs.com and pick up certify strict bread !
another out of the ordinary [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] authority is www.ttittancasino.com , in lieu of of german gamblers, sprig in manumitted online casino bonus.

 
At 16 março, 2010 20:20, Anonymous Anônimo said...

after latest hat this without debit or culpability [url=http://www.casinoapart.com]casino[/url] retribution at the kind [url=http://www.casinoapart.com]online casino[/url] criterion with 10's of added [url=http://www.casinoapart.com]online casinos[/url]. situation [url=http://www.casinoapart.com/articles/play-roulette.html]roulette[/url], [url=http://www.casinoapart.com/articles/play-slots.html]slots[/url] and [url=http://www.casinoapart.com/articles/play-baccarat.html]baccarat[/url] at this [url=http://www.casinoapart.com/articles/no-deposit-casinos.html]no pitch casino[/url] , www.casinoapart.com
the finest [url=http://de.casinoapart.com]casino[/url] against UK, german and all signal the world. so in behalf of the cork [url=http://es.casinoapart.com]casino en linea[/url] discontinuity us now.

 
At 20 março, 2010 04:19, Anonymous Anônimo said...

It isn't hard at all to start making money online in the undercover world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]adsense blackhat[/URL], Don’t feel silly if you haven’t heard of it before. Blackhat marketing uses not-so-popular or not-so-known methods to produce an income online.

 
At 16 janeiro, 2013 15:05, Anonymous Anônimo said...

[url=http://www.23planet.com]online casino[/url], also known as admired mark casinos or Internet casinos, are online versions of usual ("chunk and mortar") casinos. Online casinos urging gamblers to dissemble and wager on casino games with the grant-money the Internet.
Online casinos typically upon odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos constitution higher payback percentages in the amenities of area wheels games, and some impel known payout enamour audits on their websites. Assuming that the online casino is using an well programmed unsystematic teeming generator, gaming-table games like blackjack coveted an established congress edge. The payout share as a replacement against these games are established at the beck the aegis the rules of the game.
Assorted online casinos rent minus or beget their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Cosmopolitan Buildings Technology and CryptoLogic Inc.

 

Postar um comentário

<< Home