domingo, junho 03, 2007

Manhã festiva dos 300 anos de Boa Viagem.


Foi uma manhã intensa ocorrida neste domingo com a programação de aniversário do bairro, que teve passeio ciclistico com mais de cem participantes, passeata pela rua Setúbal e culminou com eventos nos terrenos do futura parque de Boa Viagem. Tivemos 6 apresentações de magico para crianças, dança de capoeira, maracatu da terceira idade, lutas de judô, ginastica aeróbica, dança de sapateado, todos de escolas e movimentos do bairro. Depois celebramos um culto ecumênico com a presença de pastores e pregadores de igrejas. Estiveram conosco pastor Aluísio da Igreja Batista Ágape, padre José Albérico da Igreja Católica Nossa Senhora da Boa Viagem, pregador André Luíz Vasconcelos da Fraternidade Espírita Peixotinho e o rabino Jacques Ribemboim da Synagoga Israelita do Recife. Circularam mais de 1.000 pessoas pelos terrenos, dentre eles os deputados Raul Jungmam, Pedro Eurico, o vereador Daniel Coelho e representantes da vereadora Priscila Krause, todos irmanados pela causa do parque Verde. Lembrar que aqui já passaram o prefeito João Paulo, o deputado Maurício Hands e o vereador Luiz Helvécio, demonstrando um espaço público que acolhe a todos que hipotequem apoio ao movimento. Ao final foi lido um tributo a Boa Viagem e parabenizado o aniversário de Boa Viagem com um bolo aos presentes. Valeu recife e a luta continua...

3 Comments:

At 03 junho, 2007 22:06, Anonymous Anônimo said...

Cumpriram o que prometeram e de forma legítima. Diferente do evento paralelo promovido pelo Prefeito, usando da máquina administrativa e dos recursos públicos e uma mídia de R$1 milhão veiculada na Globo."

 
At 05 junho, 2007 13:41, Anonymous Anônimo said...

Enviei emails a praticamente todos os vereadores do PT e do PV. Vejam as respostas:

***********************
Reservo-me o direito de falar o que eu quizer, e quando quizer. Não transfiro este direito para ninguém.

Atenciosamente,

Luiz Helvecio

**************************

Em resposta ao e-mail enviado, gostaria de esclarecer nossa posição como relação à polêmica que envolve o projeto para construção de um parque em Boa Viagem.



Primeiramente, o processo de transformação do terreno em parque foi iniciado há bastante tempo. Na época, moradores do entorno se mobilizaram para garantir a construção de uma área verde, que pudesse proporcionar lazer e tranqüilidade. No decorrer da luta em favor do parque, a área foi cedida à Prefeitura do Recife, através de doação da Aeronáutica.



Assim, o tema começou a fazer parte do cotidiano dos recifenses. Logo, o parque de Boa Viagem deixou de ser uma luta exclusiva dos moradores da localidade. Toda a cidade passou a clamar pelo parque. Acometido pela comoção social em favor do projeto, o Prefeito do Recife, na intenção de atender às expectativas da população, resolveu contratar o arquiteto Oscar Niemayer. A louvável iniciativa, no entanto, não conseguiu satisfazer o gosto dos recifenses. A concepção do parque não contemplou a presença de áreas verdes.



Pois bem. O projeto deve servir a todos. Por este lado, o projeto do famoso arquiteto está em conformidade com minhas expectativas. A área não poderia atender apenas aos moradores do entorno, já que se tornou um assunto de interesse de toda a sociedade. No entanto, a presença preponderante de obras em concreto não nos agradou. Esta concepção arquitetônica está ultrapassada e, de fato, não atende às necessidades da população. Precisamos de mais verde. Muito mais.



Vale lembrar. No início da luta em favor do Parque, nós apresentamos um requerimento à Prefeitura, que sugeria a realização de um concurso público e consulta à população para concepção do projeto. No requerimento, falamos da necessidade em se fazer um concurso que pudesse escolher os dez melhores projetos, feitos por arquitetos locais, para escolha definitiva do parque. Esta medida procurava viabilizar a melhor forma de intervenção na área, fazendo uma consulta à população, que votaria o melhor projeto. Tal questionamento, inclusive, foi feito ao Secretário João da Costa, para que ele escolhesse o fórum necessário para se fazer uma pesquisa com a população.



Tenho, ainda, o dever de alertar para outra questão. A Prefeitura do Recife prometeu, há dois anos, a entrega de sete parques ao Recife. Todos eles já possuem áreas verdes, como Parque Caiara, Engenho Uchoa e Apipucos. O assunto, inclusive, foi matéria nos principais jornais da cidade. Com o dinheiro aplicado no projeto do parque de Boa Viagem, daria para viabilizar todas estas outras obras. Porém, esta bandeira não conseguiu chegar ao topo de seu mastro por não contar com a mobilização de pessoas com influência e formadores de opinião, como é o caso do Parque de Boa Viagem. Por nosso lado, temos procurado expor nosso pensamento com relação a esta polêmica. Já fizemos diversos discursos na Tribuna da Câmara Municipal sobre o assunto e, freqüentemente, o tema é matéria em nosso site.



Quanto à Inexigibilidade de licitação, este recurso é Legal. No entanto, no meu entender, não é moral. No meu ponto de vista, o concurso público com arquitetos locais seria mais barato e traria um projeto que estivesse mais conectado com os anseios da população.



Em resumo, nossa posição é clara. Somos a favor do projeto de construção de um parque que possa atender a toda a população do Recife. Achamos, no entanto, que a obra não oferece área verde suficiente. Para que o parque pudesse ter a nossa plena aprovação, a área verde teria que aumentar consideravelmente. Acreditamos que o projeto de Niemayer consegue dar ao parque a função que merece. No entanto, sua concepção arquitetônica, que favorece a predominância do concreto, está ultrapassada.



Por fim, agradeço a atenção e espero ter conseguido responder às perguntas. Caso precise de mais informações, entre em contato com o nosso gabinete.



Atenciosamente;



Daniel Coelho

*****************************

Este merece uma atenção especial, entretanto, o que existe até agora é um projeto básico, ou seja um esboço de projeto, conforme anunciado pela própria Prefeitura. Por tanto só me pronunciarei a respeito do Projeto após a sua apresentação final. Outrossim, com relação a contratação do projeto em tela, já solicitei a PCR algumas informações legais a esse respeito. Tudo nos termos regimentais deste Poder Legislativo. Estou aguardando os referidos documentos ora solicitados.
Na oportunidade informo que no momento certo v.sas. tomará conhecimento da minha posição em relação ao assunto indagado, com bastante responsabilidade e desprovido de qualquer vaidade e de proselitismo político de um fato de tamanha dimensão.
Informo, também, que este assunto esta sendo discutido diuturnamente pelo Partido Verde.
Atenciosamente,
Recife(PE), 25/05/2007
AUGUSTO CARRERAS
Vereador - PV

 
At 05 junho, 2007 13:42, Anonymous Anônimo said...

Parabéns pelo evento, mas o foco principal deve ser RECHAÇAR com veemência o projeto de Niemeyer. É simplesmente péssimo esse projetinho-cópia, mais uma concretagem desse arquiteto do cimento (ou escultor, como já disseram).

 

Postar um comentário

<< Home