sábado, junho 16, 2007

Novo Parque em BOA VIAGEM - Isca mole para lambari. Tô fora...!


A prefeitura sinalizou com mais um novo parque em Boa Viagem ao estilo do parque da Jaqueira, gastando mais grana na indenização de particulares, sob a alegação de utilidade pública! Compensou distribuindo grana para outros parques na cidade. Apresentou orçamento para custear outras obras em Boa Viagem. No total já prometeu mais de R$200 milhões e tudo para ter a legitimidade de construir um Centro Cultural de Niemeyer nos terrenos do parque Dona Lindú. Quanto valor isto tem para o prefeito!!! Os moradores ganharam de graça os terrenos da União e querem um parque ambiental e ecologico, cuja grana paga a Niemeyer e ao Alceu já daria para construir. É preciso exigir coerência, de quem não mostrou interesse pela natureza e agora diz que tudo pela natureza. Este novo parque em Boa Viagem, agora são dois, não estava nem nos planos do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM) que é o orgão consultor de planejamento da cidade do Recife. Foi pura criação do prefeito e seus auxiliares, para dividir opiniões e segregar a sociedade. Falta a percepção de que está lidando com cidadãos conscientes e livres das amarras de miséria. É isca mole para lambari morder! TÔ FORA SENHOR PREFEITO, É POR SUA CONTA E RISCO....AMANHÃ CHEGA A CONTA !!!

quinta-feira, junho 07, 2007

A MAQUETE E AS PALAVRAS SOLTAS...


Sem projeto apresentado mas com imagens e palavras, o prefeito vai plantando ilusões. Vejam dados extraido da maquete e comparem cada quadrado da praça de eventos com um carro (5m) e deduzam que a praça de eventos tem 4.000m2 , compatível com a praça do Marco-Zero. Agora imaginem o show do Alceu Valença realizado no Marco-Zero com mais de 15.000 pessoas. Depois lembrem do Balança a Rolha, do Recifolia, num maior carnaval ao lado de sua casa com a sua mãezinha precisando dormir. VOCÊ GOSTARIA? NEM NÓS QUE MORAMOS, NEM OS TURISTAS QUE TÊM MÊDO DA VIOLENCIA ! ENTÃO PRÁ QUEM ATENDER.....

O projeto tem restaurante a beira mar, lojas de comercio, tudo com dinheiro do povo para um privado explorar? E a saúde e educação? Os empresários do turismo batem palmas e pedem bis.
O IPTU de Boa Viagem arrecada 26% da receita da prefeitura e não serve para nada, nem para ter o direito a paz e sossego. Vamos continuar pagando a conta??? É preciso sair da cadeira...

O turista não vem a Recife por causa da violência, da mendicancia, da sujeira e mal-cheiro. Vai direto para Porto de Galinhas e retorna ao seu pais. E nós com um Centro Cultural esperando?

Só o dinheiro já derramado (3 milhões) constroi um parque verde, agrada a comunidade e planta a paz e a harmonia. Basta a truculência e a descriminação dos cidadãos.!!! A justiça prevalecerá.

Voltaremos às ruas para apelar pelas consciências, porque a milionária campanha de mídia da prefeito João Paulo apenas atinge a nossa visão, não consegue atingir as nossas consciências.

domingo, junho 03, 2007

TRIBUTO A BOA VIAGEM

Aqui estamos reunidos para comemorar os 300 anos de Boa Viagem, este lugar que a maioria dos presentes escolheu para viver, buscando um ambiente prazeroso e saudável em contato com o mar. Porém este desejo foi explorado a tal ponto de SE construir uma selva de pedra, com edifícios que mais parecem aranha-céu. Mas nada foi feito por governos anteriores, a ponto de Recife ser a única cidade nordestina a não ter na sua beira-mar um gabarito de construção a ordenar seu crescimento. Estes terrenos em que estamos é um oásis, que foi ameaçado igualmente pela construção vertical, mas com a falência da ENCOL foi despertada a consciência, que o Estado queria transformar uma área pública para o benefício privado.

Fomos à luta para resguardar estes terrenos e em 2003 iniciou-se, em parceria governo e comunidade, uma ação para reter a área pública e dar-lhe o sentido social, transformando-a num parque público. Iniciou-se a saga dos Amigos do Parque para conquistar o direito de ter em Boa Viagem um lugar para compensar todo o adensamento de concreto, criar um espaço livre na natureza para contemplação e convivência pacífica de seus cidadãos. Coletamos 17.000 assinaturas num abaixo-assinado e fomos ao prefeito e presidente Lula. Irmanados governo municipal e comunidade lutaram contra um inimigo oculto que não aparecia, mas era resistente, a ponto de derrotar na Câmara Municipal em 2005, um projeto de lei do vereador Luiz Helvécio, que com o apoio do prefeito João Paulo tentou transformar esta área numa ZEPA - Zona Especial de Preservação Ambiental, para barrar de vez toda e qualquer chance de construção nestes terrenos, permitindo a preservação e recuperação da natureza.

Coube ao presidente Lula em 06/set/2006 a decisão de transferir os terrenos para o município, pondo fim a uma disputa. A vitória chegou até até antes do esperado, mas com ela a certeza que doravante tudo estava pacificado, a ponto de em ato solene e público no dia 14/set/2006, na presença do ministro Paulo Bernardes representante do presidente Lula, nosso prefeito declarar que construiríamos em parceria o parque de Boa Viagem, através de um concurso público de seu projeto, para que a comunidade fizesse sua opção por aquilo que mais desejava. Mas o destino pregou-nos uma peça e o prefeito mudando de idéia, contratou o arquiteto Oscar Niemeyer para projetar o agora parque Dona Lindu, deixando todos a ver navios e poder escolher aquilo que ansiava.

Daí toda esta luta para manter-se no rumo original, não como intransigentes mas coerentes, reinvidicando as promessas de campanha assumidas inclusive perante o próprio governo Federal. Porisso é importante dizer que o projeto hoje anunciado não possui avanços para atender a comunidade, mas recúos incipientes na direção da concepção original, o que não foi suficiente para atender os reclamos populares. Havíamos estabelecido um marco nesta luta, que seria chegar aos 300 anos do bairro com a conquista do parque, um presente a toda a comunidade e a cidade do Recife.

Parque de Boa Viagem, filho mais novo e intrépido desta cidade, que chega por último e consegue implantar-se a frente dos demais, graças aos brios de seus cidadãos que foram à luta, diferentemente de sua históra, resgatando um valor de que muito necessita o nosso país, a cidadania. Portanto, cabe comemorar o parque de Boa Viagem, uma realidade em construção; cabe comemorar seus moradores que tomaram para si fazer acontecer a história; cabe comemorar a cidadania que ressurgiu no Recife e hoje toda a cidade pulsa, fala, move-se pelo parque de Boa Viagem. Obrigado a todos e de todos os recantos, sejam bem-vindos e parabéns Boa Viagem pelos seus 300 anos.

Manhã festiva dos 300 anos de Boa Viagem.


Foi uma manhã intensa ocorrida neste domingo com a programação de aniversário do bairro, que teve passeio ciclistico com mais de cem participantes, passeata pela rua Setúbal e culminou com eventos nos terrenos do futura parque de Boa Viagem. Tivemos 6 apresentações de magico para crianças, dança de capoeira, maracatu da terceira idade, lutas de judô, ginastica aeróbica, dança de sapateado, todos de escolas e movimentos do bairro. Depois celebramos um culto ecumênico com a presença de pastores e pregadores de igrejas. Estiveram conosco pastor Aluísio da Igreja Batista Ágape, padre José Albérico da Igreja Católica Nossa Senhora da Boa Viagem, pregador André Luíz Vasconcelos da Fraternidade Espírita Peixotinho e o rabino Jacques Ribemboim da Synagoga Israelita do Recife. Circularam mais de 1.000 pessoas pelos terrenos, dentre eles os deputados Raul Jungmam, Pedro Eurico, o vereador Daniel Coelho e representantes da vereadora Priscila Krause, todos irmanados pela causa do parque Verde. Lembrar que aqui já passaram o prefeito João Paulo, o deputado Maurício Hands e o vereador Luiz Helvécio, demonstrando um espaço público que acolhe a todos que hipotequem apoio ao movimento. Ao final foi lido um tributo a Boa Viagem e parabenizado o aniversário de Boa Viagem com um bolo aos presentes. Valeu recife e a luta continua...

sábado, junho 02, 2007

DEVAGAR QUE O SANTO É DE BARRO...

Olá Amigos do Parque

Fomos informados pela imprensa das novas mudanças ao projeto Niemeyer, onde o prefeito anunciou que já dispõe de 60% de área verde, reduziu a praça de eventos para 5.000 pessoas, inseriu pista de cooper e ciclovia. Que mais??

Para falar sobre as mudanças temos de ser racionais e sem emoções, porque o que nos apresentam são peças publicitárias e palavras de alento. Quando nos posicionamos apresentamos documentos, como um ofício à prefeitura em fevereiro, nosso abaixo-assinado com mais de 36.000 assinaturas (crescendo). Resta portanto conhecer o projeto com as especificações, que o MPPE ainda nao tem, bem como submetê-lo a apreciação de todos os requisitos legais que qualquer outro projeto tem de cumprir, inclusive Estudo de Impacto Ambiental.

Comentando as mudanças anunciadas, é inegável que houve progresso das proposições anteriores, mas muito longe do anseio que todos queremos por uma concepção diferente. Havemos de seguir avante pois ainda temos o que conquistar, a nossa luta despertou a cidade, moveu o poder público desde o prefeito até o governador, demonstrou que a cidadania deve ser exercida de forma participativa e todos têm agido assim. Somos reconhecidos e ser um Amigo do Parque tem sido motivo de desejo e orgulho de muita gente. Foi assim que fomos tatuados pela sociedade recifense. Irmanados com demais entidades que não citarei para não esquecer nenhuma (cito a APBS), vamos em busca de outros objetivos para nossas vidas, nosso bairro, nossa cidade.

Portanto para toda a sociedade vamos DIZER que a luta ainda não acabou e seguiremos pautando coerencia e racionalidade, a despeito da campanha de mídia que massifica nossos pensamentos e reduz nossa lucidez. Importante neste momento é realizar com brilhantismo toda a programação preparada para os 300 anos de Boa Viagem, domingo na pracinha às 09h. Vamos todos.

Grande abraço, bravos guerreiros